FUTABA 4PX

O Futaba 4PX é um punho de controlo dos mais avançados do mercado – sendo o mais avançado de 4 canais da marca.

Mais rápido, mais leve e mais confortável, com um visor TFT a cores e menus intuitivos, permite adicionar sensores de telemetria, opcionais – podendo até ouvir as atualizações de dados através de voz sintetizada.

A apresentação de um vídeo sobre este importante componente de um sistema rádio comandado é uma boa oportunidade para relembrar que, além deste transmissor, existem outros componentes electrónicos fundamentais: os receptores – que recebem os comandos através de uma antena, via rádio, e operam motores eléctricos de acordo com as ordens emitidas pelo transmissor; os motores eléctricos – que permitem girar a direção do carro, ligar ou desligar luzes, motores, hélices, produzir sons ou ativar outros dispositivos conforme os recursos do modelo; e fontes de energia – que são geralmente pilhas comuns. Nomes como servos, controladores e outras denominações serão utilizadas à medida que formos evoluindo nestas pequenas notas para iniciados.

De relembrar que, seguramente, as partes mecânicas são aquelas onde se encontram soluções mais diversas e que muito diferem entre modelos do tipo carro, barco, avião, etc. Este mesmo comando transmissor de rádio – obviamente numa frequência conhecida e afinada com o receptor do modelo – é mais adequado para controlar modelos que progridam em superfície. Para aviões, a configuração mais comum é diferente, mas o princípio é o mesmo.

Os iniciados nestas andanças, dependendo do gosto pessoal e do orçamento disponível, optam em geral pela aquisição de rádio modelos em caixa prontos a correr (RTR – ready to run), significando isso que já incluem toda a electrónica necessária ao controlo, motor(es) adequado(s) à propulsão do modelo em questão – diferentes dos motores referidos anteriormente que ativam e controlam diversas funções mas não propulsionam o modelo – bateria(s) e carregador, além do próprio modelo quer seja um carro de pista, uma réplica para todo-o-terreno, um veleiro, ou um drone.

Um mundo a descobrir, para uns, sem segredos para outros, cheio de novidades e coisas para aprender, para mim.

#TablierMagazine

Related posts